Dor de cabeça? Procure o seu Dentista! Guia sobre a DTM
- Márcio Luiz Cantador
- 31 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Você está sofrendo com dores de cabeça ou dores faciais que parecem não ter nenhuma causa? Tenta tomar rémedios análgesicos mais não vê melhoras? Todos esses sintomas podem ser referentes a distúrbios temporomandíbulares (DTM), relacionados a articulação temporomandíbular (ATM).

O que são as famosas DTM's?
São referidas à distúrbios que afetam a articulação temporomandíbular, músculos relacionados e estruturas associadas. Essa articulação conecta a mandíbula ao crânio, permitindo todos os movimentos de fala, mastigação e bocejar. Sintomas desconfortáveis da face podem estar relacionados à essa articulação.
Quais são esses Sintomas?
Dificuldade para mastigar: dores ou desconfortos ao mastigar algum alimento.
Estalos ou estalidos: ruídos ao realizar o ato de fechar e abrir a boca.
Dores Faciais: são dores na face do paciente, normalmente perto da orelha, nas bochechas, no pescoço e na mandíbula.
Dores de Cabeça: são os sintomas mais comuns. Podem aparecer como enxaquecas ou dores de cabeça tensionais. Normalmente localizadas atrás dos olhos ou perto das orelhas.
Travamento da Mandíbula: dificuldade em abrir a boca totalmente ou fecha-la. Em casos mais evoluídos podem até mesmo ocorrer o travamento total da mandíbula, sendo necessário realizar manobras para o destravamento.
Desgaste Dentário: desgaste nos dentes por conta de bruxismo ou apertamento em vigília.
Quais são as Causas:
Traumas: as vezes, a causa de uma DTM pode ter sido um trauma na região, como uma batida no rosto, acidentes de veículos, acidentes em esportes de contato, etc.
Problemas Dentários: problemas como a má oclusão ou ausência de dentes.
Estresse: o estresse pode causar apertamento nos dentes, sendo uma das principais causas da DTM.
Maus Hábitos Posturais: postura desalinhada para dormir ou inclinação da cabeça para a frente durante o dia.
O que eu devo fazer se estiver com esses Sintomas?
Caso você esteja com esses sintomas, é necessário com urgência marcar um atendimento com um dentista especialista em ATM para realizar o correto diagnóstico e não agravar mais o caso.
E quais são os Tratamentos para a DTM?
Existem três divisões de tratamentos possíveis para as DTM's, tudo isso só é realizado com um correto diagnóstico, por isso busque um profissional.
Tratamentos Odontológicos:
Ajustes Oclusais: uma das causas da DTM é uma possível desordem na altura dos dentes, dessa forma, um dos tratamentos é o ajuste oclusal dos dentes necessários.
Reabilitação Oral: a falta de dentes também é uma causa da DTM, por isso, é necessária a reabilitação dessas ausências com próteses e implantes dentários.
Ortodontia: o desalinhamento dos dentes também é uma causa, por isso busque o seu dentista e alinhe seu sorriso.
Tratamentos Não Cirúrgicos:
Dispositivos Inter-Oclusais: nada mais são que placas de acrílico confeccionadas a partir de um molde individual do paciente, aliviando a pressão na ATM.
Medicação: anti-inflamatórios e analgésicos podem ser prescritos pelo profissional para o alívio da dor, porém é um tratamento paliativo.
Fisioterapia: técnicas para fortalecer os músculos relacionados as DTM's.
Toxina Botulínica: é realizado a aplicação dessa toxina (a mesma utilizada em procedimentos estéticos) para a paralisação de selecionados músculos da face, ajudando no apertamento.
Técnicas de Relaxamento: terapias para reduzir o estresse.
Tratamentos Cirúrgicos:
Cirurgia Aberta: para corrigir ou até mesmo reconstruir a ATM.
Artroscopia da ATM: procedimento realizado para tratar problemas internos da ATM.
As dores faciais e as dores de cabeça podem parecer coisas bobas ou corriqueiras, porém é necessário dar uma devida atenção para esses sintomas. Para mais dúvidas converse conosco pelo whatsapp.




Comentários