Dormir sem escovar os dentes - O que pode acontecer?
- Márcio Luiz Cantador
- 26 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Todos sabem que a boca é a porta de entrada das bactérias para o corpo humano, e a escovação é um dos principais métodos para evitar a proliferação dessas bactérias.

Pode parecer uma coisa boba ir deitar sem ter antes escovado os dentes, mas além de cáries e mau hálito, diversos estudam mostram que esse ato está diretamente ligado ao infarto e ao AVC.
Bactérias e Saúde Bucal:
A falta de escovação pode levar ao acúmulo de biofilme e restos alimentícios, que em consequência leva a proliferação de bactérias. Essas bactérias podem iniciar um processo inflamatório na gengiva (gengivite) e se não cuidar pode se evoluir para o periodonto de sustentação dos dentes (periodontite). A saliva é de extrema importância para o controle dos ácidos liberados pelas bactérias do meio bucal, porém, durante o sono, a produção de saliva é diminuida drásticamente, formando um meio propício para a proliferação das bactérias. Tudo isso, com o tempo pode-se evoluir, e essas bactérias que antes estavam na gengiva e nos dentes podem acabar entrando na corrente sanguínea, causando diversos problemas na saúde como um todo, contribuindo para a formação de placas de gordura nas artérias (aterosclerose), AVC, Infarto do Miocárdio e Endocardite Bacteriana.
Prevenção:
Isso é simples e básico, a prevenção de todos esses problemas é realizar a sua última escovação do dia após a sua última alimentação, com creme dental, uso correto do fio dental e se quiser um enxaguante bucal indicado pelo seu dentista. Todas essas doenças podem ser prevenidas com uma correta higienização, para mais dúvidas entre em contato conosco!
Comments