Periodontite - O que é e como tratar!
- Márcio Luiz Cantador
- 19 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
A periodontite é o caso mais avançado de uma lesão periodontal, ela é a próxima etapa da gengivite. Nessa publicação vamos contar mais a respeito dela!

O que é a Periodontite?
A periodontite nada mais é que a evolução da gengivite. É a destruição tecidual de todo o periodonto (ligamentos periodontais, osso de sustentação, cemento). O paciente é diagnosticado com periodontite quando possui uma perda de inserção clínica interdental em 2 ou mais dentes e se houver uma profundidade de sondagem maior que 3 mm. A periodontite na maioria dos casos não tem como curar e trazer o sorriso como era antes sem tratamentos cirúrgicos ou estéticos, tem apenas como manter o controle, evitando a evolução da doença.
Como aparenta uma Periodontite?
A periodontite tem aparências típicas e usualmente parecidas, mas quais são elas?
Mobilidade dental;
Perda de inserção clínica;
Recessão gengival;
Exposição de furca;
Gengivas avermelhadas;
Sangramento gengival;
Entre outros;
Quais são os tratamentos para quem tem Periodontite?
Higiene Bucal: o principal fator para o início de uma periodontite na maioria dos casos é a má higiene bucal. Dessa forma, a melhor forma de melhorar isso é melhorando a higiene bucal, com uma correta escovação, uso certo do fio dental e o uso de um enxaguante bucal.
Visitas regulares ao Dentista: é muito importante ir ao dentista a cada 6 meses para realizar uma profilaxia (limpeza) com raspagem ultrassônica e um check up da sua saúde dental, isso é essencial para o controle da doença.
Profilaxia Odontológica: o primeiro passo é a limpeza do meio bucal, realizar uma profilaxia de qualidade, com raspagem e alisamento radicular com ultrassom ou curetas periodontais, se necessário realizar uma raspagem cirúrgica de campo aberto para eliminar cálculos e bolsas periodontais.
Medicamentos: não é adequado se auto medicar, mas as vezes, dependendo do caso da sua periodontite, o seu profissional dentista pode receitar alguns medicamentos para o seu tratamento, como o Periogard (enxaguante bucal a base de Digluconato de Clorexidina 0,12%), a Paradontax (creme dental específico), antibióticos para o controle das bactérias, entre outros.
Cirurgia: em casos mais avançados, para o controle da periodontite é necessário uma intervenção periodontal cirúrgica. Existem diversas técnicas e tipos de cirurgias para cada caso, tudo depende do correto diagnostico.
Para mais dúvidas, entre em contato conosco!




Comentários