Saúde Bucal para o Paciente Idoso
- Márcio Luiz Cantador
- 22 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2024
É normal da vida envelhecer fisiologicamente, os anos vão passando e a idade vai subindo e com isso, problemas bucais começam a aparecer. Dessa forma, é crucial uma boa saúde bucal para os pacientes que estão nessa fase da vida. Dificuldades na alimentação, falta de confiança ao sorrir, a boca está ficando mais seca, dores e incômodos nos dentes e na gengiva, tudo isso são problemas comuns que grande parte dos pacientes idosos trazem como queixa.

Para os pacientes idosos, é crucial entender essas queixas e problemas para adotar medidas preventivas para manter uma adequada saúde bucal, e mais importante, uma boa saúde no geral.
E quais são esses problemas e incômodos bucais relacionados a Saúde Bucal?
Cáries: as cáries nada mais são que um acúmulo de bácterias que vão corroendo e danificando os elementos dentários. Se não tratadas, podem trazer infecções dentárias que podem causar abscessos e em um caso mais evoluído essas bactérias podem se espalhar para outras áreas do corpo causando complicações.
Doenças Periodontais: inflamação e infecção do periodonto (Gengiva e Osso) por conta de bactérias e lesões. Ela está totalmente ligada a doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e AVC.
Xerostomia (boca seca): redução na produção de salíva na boca, podendo ser normalmente causada por medicamentos ou dietas. Ela está totalmente ligada a formação de cáries e doenças bucais relacionadas ao Ph da boca.
Diabetes: as doenças periodontais estão totalmente ligadas as diabetes. Elas podem dificultar o controle de açúcar no sangue, aumento riscos de infecções gengivais.
Câncer Bucal: todos sabem o que é o câncer, ele nada mais é que o crescimento maligno e mutação de células do organismo. Visitas semestrais ao dentista ajuda com um diagnóstico precoce e um tratamento mais rápido e preciso.
Perda de Elementos Dentários: é normal com a idade ou por conta de traumas uma pessoa perder elementos dentários, afetando na função (alimentação, fala, mordida) e também na autoestima. Dessa maneira, o melhor método para acabar com esse problema são os implantes dentários. Aqui na Curitiba Dental Office temos um dos melhores implantodontistas de Curitiba, o qual ajuda muitos pacientes com essa queixa.
Dessa forma, existem alguns métodos de prevenção eficazes para ajudar o bem estar e principalmente a saúde dos nossos pacientes idosos. E quais são esses métodos?
Manter uma boa higiene bucal (Escovar +3 vezes ao dia os dentes; uso correto do fio dental; creme dental com flúor; uso de enxaguante dental recomendado pelo dentista).
Realizar visitas semestrais ao dentista.
Manter o controle de doenças crônicas.
Dieta saudável.
Hidratação Adequada.
Evitar ou diminuir o álcool e o tabaco.
Contar todas as suas queixas aos seus profissionais, não omitir nenhuma informação.
Por fim, é crucial manter uma correta adequação do meio bucal, principalmente para os pacientes geriátricos. Aqui na Curitiba Dental Office temos profissionais altamente capacitados para esse público, agende já a sua visita!!




Comentários